banner logo

Logo O Circo no Ato é uma companhia circense carioca composta por 12 artistas e com cinco anos de trajetória. Um coletivo que pesquisa continuamente a linguagem do circo contemporâneo através de diversas técnicas circenses, como o malabares, equilibrio, acrobacia aérea e a palhaçaria, tendo como carro-chefe a técnica da acrobacia de grupo.

O coletivo realizou a montagem de três espetáculos de sala. Um dia de João, que já realizou mais de 100 apresentações, Febril, que conta com a coprodução do Crescer e Viver. Seu atual espetáculo de trabalho, A Salto Alto, é resultado de uma pesquisa com a técnica da acrobacia de grupo realizada ao longo de 11 meses. O processo teve início em uma residência artística realizada na Central del Circ, em Barcelona, e estreou no Rio de Janeiro em 2016. A direção é do italiano Roberto Magro e do Circo no Ato.

Além dos espetáculos de sala, o Circo no Ato realiza regularmente o espetáculo de rua Cabaré Circo no Ato, um espetáculo de variedades que tem a crítica e o humor como uma de suas principais características. Com uma linguagem divertida e leve, possui uma relação mais aproximada com a estrutura popular e tradicional do universo circense.

Em cinco anos de trajetória o Circo no Ato realizou uma extensa circulação destes trabalhos, visitando 12 estados brasileiros. Participando de inúmeros festivais como Festival Paulista de Circo, Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro, Festival de Circo de Campo Mourão e Santa Maria Sesc Circos, e projetos de circulação como o Circo Volante, da Secretaria de Estado de cultura do Rio de Janeiro em 2014/2015, O Circuito das Artes do Sesc SP em 2018, e o Palco Giratório do Sesc Nacional em 2018.

Em 2017 o Circo no Ato realizou uma circulação de três meses pelos festivais de verão da Europa, realizando cerca de 23 apresentações, em 16 cidades espalhadas entre Bélgica, Itália, Espanha e Portugal. Esta circulação possibilitou também que o coletivo participasse com o Cabaré Circo no Ato do Festclown Palestina, no Oriente Médio, realizando um total de dez apresentações em seis diferentes cidades do território Palestino no West Bank.

Em 2018, o Circo no Ato participa do projeto Palco Giratório, do Sesc Nacional, levando o espetáculo A Salto Alto para 12 estados brasileiros, durante boa parte do ano. Também em 2018 o grupo realiza em parceria com o Pallasos en Rebeldía a 2ª edição do Festclown pela Terra no Rio de Janeiro, com uma extensa programação cultural nos territórios do Complexo do Alemão e da Serrinha, com artistas do Brasil, França e Espanha.

Circo no Ato > Quem Somos