Capa Febril Site

Febril

O segundo espetáculo de repertório do Circo no Ato é livremente inspirado no realismo mágico de Gabriel García Marquez

Febril é uma co-produção do Circo no Ato e do Crescer e Viver, que estreou na lona do Crescer e Viver em novembro de 2014. Livremente inspirado no realismo mágico de Gabriel García Marquez, uma das mais importantes vertentes literárias da América Latina, conta com a direção de Luís Igreja, direção musical de Daniel Gonzaga e direção de arte de Denise Bernardes, Guilherme Maia e Beto Herriot. Para a construção da dramaturgia, as roteiristas e pesquisadoras Ana Carina e Clara Meirelles usaram como referência três livros de García Márquez: o romance “Cem Anos de Solidão” e as coletâneas de contos “Doze Contos Peregrinos” e “Olhos de Cão Azul”.

Com um repertório de técnicas circenses que incluem a acrobacia de solo, a acrobacia aérea, os malabares, a contorção, o equilíbrio e a comicidade, o espetáculo utiliza da característica extraordinária dessas habilidades para a construção da ambientação e da pulsação que a literatura mágica engendra. Em especial, esta segunda criação do Circo no Ato aprofunda uma exploração cênica da técnica da portagem (acrobacia em grupo), elemento unificador do grupo e um dos seus diferenciais na cena artística de circo no Rio de Janeiro.

Além da linguagem circense, Febril utiliza elementos de outras artes para as composições cênicas, quebrando com a estrutura tradicional de números fragmentados e fortalecendo o seu aspecto narrativo através de uma experiência mais fluida. Assumidamente um trabalho de artes integradas, apropria-se de elementos da dança, do teatro e da música, com o próprio elenco compondo a cena com músicas ao vivo.

Sinopse

Livremente inspirado no realismo mágico de Gabriel García Márquez, Febril conta a história de uma família que tem sua vida modificada pela chegada de uma trupe de ciganos no lugarejo em que vivem. A organização hierárquica, social e afetiva se parte e toda a ordem social é alterada. Os conflitos familiares vêm à tona violentamente, até que a cidade explode em uma guerra devastadora.

 

Classificação etária: Livre

Duração: 90 minutos

 

Para saber mais sobre a primeira montagem de Febril, visite o site do Crescer e Viver

To see the english version click here